Você está procurando uma receita fácil, rápida e deliciosa para o seu almoço ou jantar?
Que tal um penne ao molho alfredo com frango e brócolis? Essa é uma combinação clássica e saborosa que vai agradar a toda a família. Além disso, é uma ótima forma de aproveitar os benefícios do brócolis, que é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita de forma detalhada, com as medidas dos ingredientes, tempo de preparo e quantas pessoas serve cada porção.
Você também vai conhecer uma pequena e interessante história sobre essa receita de penne ao molho alfredo com frango e brócolis e vai descobrir 5 acompanhamentos para deixá-la ainda mais completa.
No final, você vai ter um prato delicioso e nutritivo, que vai fazer sucesso na sua mesa. Vamos começar?
Leia também: Lasanha de Carne – Como Fazer Lasanha de Carne Moída Simples e Fácil
Receita: Penne ao Molho Alfredo com Frango e Brócolis
Ingredientes
- 500 g de penne
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 500 g de peito de frango cortado em cubos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 xícaras (chá) de brócolis cozido al dente
- Salsinha picada a gosto
Modo de Preparo
- Cozinhe o penne em uma panela com água fervente e sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio e doure o frango temperado com sal e pimenta, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até ficar cozido. Reserve.
- Na mesma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo e refogue o alho por alguns segundos, sem deixar queimar. Adicione o creme de leite e o queijo parmesão e misture bem, até formar um molho homogêneo e cremoso. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Junte o penne, o frango e o brócolis ao molho e misture delicadamente, até envolver todos os ingredientes. Polvilhe a salsinha por cima e sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.
Essa receita de penne ao molho alfredo com frango e brócolis rende 6 porções e leva cerca de 30 minutinhos para ficar pronta.
Você sabia que o Molho Alfredo tem Origem Italiana, mas não é Tão Popular na Itália quanto nos Estados Unidos?
A história desse molho começa em 1914, quando o chef Alfredo di Lelio criou uma receita de fettuccine com manteiga e queijo parmesão para a sua esposa, que estava grávida e sem apetite.
A receita fez tanto sucesso que ele decidiu incluí-la no cardápio do seu restaurante em Roma, chamado Alfredo alla Scrofa.
Em 1927, o casal de atores americanos Mary Pickford e Douglas Fairbanks, que estavam em lua de mel na Itália, provaram a receita de Alfredo e ficaram encantados. Eles levaram a receita para os Estados Unidos e a popularizaram entre os seus amigos de Hollywood.
Com o tempo, o molho alfredo foi ganhando variações, como a adição de creme de leite, noz-moscada, alho e outros ingredientes. Uma das combinações mais famosas é a de penne ao molho alfredo com frango e brócolis, que é uma receita típica da culinária americana.
Leia também: Salada de Repolho: Uma Deliciosa e Prática Opção para Refeições Rápidas
5 Acompanhamentos para o Penne ao Molho Alfredo com Frango e Brócolis
Para deixar a sua receita de penne ao molho alfredo com frango e brócolis ainda mais completa, você pode servir alguns acompanhamentos que combinam com o sabor e a textura do prato. Aqui estão 5 sugestões:
1. Salada Verde
Uma salada simples e refrescante, feita com alface, rúcula, tomate e cebola, temperada com azeite, vinagre, sal e orégano é o acompanhamento perfeito. Essa salada vai contrastar com o molho cremoso e trazer mais leveza ao prato.
2. Pão de Alho
Um pãozinho crocante e aromático, feito com pão francês, manteiga, alho, salsinha e queijo ralado. Esse pão vai acompanhar bem o molho alfredo e deixar o prato mais saboroso.
3. Vinho Branco
Essa é uma bebida elegante e refrescante, que harmoniza com o sabor suave do frango e do queijo. Escolha um vinho branco seco, como um chardonnay, um sauvignon blanc ou um pinot grigio.
4. Suco de Laranja
Uma bebida natural e nutritiva, que vai trazer mais vitamina C e antioxidantes para a sua refeição. O suco de laranja vai combinar com o sabor doce do brócolis e equilibrar o sabor salgado do queijo.
5. Sorvete de Creme
E por ultimo, mas não menos importante, é uma sobremesa clássica e deliciosa, que vai encerrar o seu almoço ou jantar com chave de ouro. O sorvete de creme vai contrastar com o sabor quente e salgado do prato e trazer mais doçura e frescor.
Lea também: Pudim Furadinho: Aprenda o Segredo de Fazer Pudim com Furinhos (Dicas Infalíveis)
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de penne ao molho alfredo com frango e brócolis, uma combinação clássica e saborosa que vai agradar a toda a família.
Você também conheceu a história desse molho e descobriu 5 acompanhamentos para deixar o seu prato ainda mais completo.
Esperamos que você tenha gostado e que se inspire para fazer essa receita na sua casa. Essa é uma ótima opção para um almoço ou jantar rápido, fácil e delicioso. Você vai surpreender os seus convidados com essa receita e receber muitos elogios.
Leia também:
- 7 Receitas de Suco de Uva com Água de Coco para Refrescar o seu Dia
- Como Fazer Macarronada Simples com Carne Moida e Queijo (Especial de Domingo)
- Como Fazer Arroz de Pato | Sabor Autêntico para Paladares Exigentes!
- Alcatra Acebolada – Como Fazer o Bife Acebolado Simples e Gostoso (Receita Completa)
Agora que você já sabe como fazer essa receita de penne ao molho alfredo com frango e brócolis, que tal experimentar e depois voltar para nos contar o que achou?
Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e as suas sugestões. Nós adoramos receber o seu feedback. Obrigada pela sua atenção e até a próxima!