O cuscuz paulista de camarão é um prato típico da culinária brasileira, que combina uma massa de farinha de milho com um recheio de camarão, tomate, azeitona, ovo e sardinha.
É uma receita deliciosa, fácil de fazer e que pode ser servida em qualquer ocasião, seja como entrada, acompanhamento ou prato principal.
Neste artigo, você vai aprender como fazer o cuscuz paulista de camarão de forma simples e rápida, seguindo o passo a passo detalhado.
Além disso, você vai conhecer um pouco da história dessa receita, que tem origem na influência africana e portuguesa na gastronomia paulista. E ainda, você vai descobrir cinco sugestões de acompanhamentos para deixar o seu cuscuz ainda mais saboroso.
Ficou com água na boca? Então, continue lendo e prepare-se para se deliciar com essa receita!
Leia Também: Como Fazer o Famoso Arroz Com Camarão – Preparo Simples e Muito Gostoso
Receita: Como Fazer o Cuscuz Paulista de Camarão
Ingredientes
- 500 g de camarão limpo e sem casca
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 tomates picados
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 2 ovos cozidos e picados
- 1 lata de sardinha em óleo
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) de farinha de milho
- Salsinha picada a gosto
- Azeite para untar
- Fatias de tomate, azeitonas inteiras e ovos cozidos para decorar
Modo de Preparo
- Tempere o camarão com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino e reserve.
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Adicione os tomates, as azeitonas, os ovos, a sardinha e metade do caldo de legumes e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho espesso.
- Em outra panela, derreta a manteiga e junte a farinha de milho, mexendo bem para incorporar.
- Adicione o restante do caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre, até obter uma massa homogênea e úmida.
- Misture a salsinha e acerte o sal e a pimenta-do-reino, se necessário.
- Unte uma forma de buraco no meio com azeite e decore o fundo e as laterais com as fatias de tomate, as azeitonas inteiras e os ovos cozidos.
- Coloque metade da massa de farinha de milho na forma e pressione bem com as mãos para compactar.
- Espalhe o recheio de camarão por cima da massa, deixando uma borda de 1 cm nas laterais.
- Cubra com a outra metade da massa de farinha de milho, pressionando bem para fechar o cuscuz.
- Leve ao fogo médio, em banho-maria, por cerca de 30 minutos, ou até que a massa esteja firme e solte das laterais da forma.
- Desenforme o cuscuz em um prato grande e sirva quente ou frio, como preferir.
Essa receita rende 10 porções e pode ser armazenada na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses.
Origem do Cuscuz Paulista de Camarão
O cuscuz paulista de camarão é uma adaptação do cuscuz marroquino, que é feito com sêmola de trigo e cozido no vapor.
O cuscuz marroquino foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, que o preparavam com farinha de mandioca e água, formando uma massa que era cozida em uma cuscuzeira, um utensílio de metal com furos na parte inferior.
Com o tempo, o cuscuz foi incorporando outros ingredientes, como o milho, que era abundante no Brasil, e o camarão, que era encontrado facilmente no litoral paulista.
Assim, surgiu o cuscuz paulista de camarão, que se tornou um prato típico da culinária do estado de São Paulo, especialmente na cidade de Santos, onde é servido em festas e comemorações.
O cuscuz paulista de camarão é uma receita que mistura as influências africanas e portuguesas na gastronomia brasileira, e que representa a diversidade e a riqueza cultural do nosso país.
Leia Também: Receita Bolo Nuvem do Japão: O Bolo Mais Macio do Mundo
5 Acompanhamentos para o Cuscuz Paulista de Camarão
O cuscuz paulista de camarão é um prato completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Aqui estão cinco sugestões de acompanhamentos para o cuscuz paulista de camarão, que vão deixar a sua refeição ainda mais gostosa:
1. Salada verde
Uma salada verde é sempre uma boa opção para acompanhar o cuscuz paulista de camarão, pois traz frescor e leveza ao prato.
Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura, beterraba, milho, ervilha, queijo, presunto, frango desfiado, ou o que mais gostar. Tempere com azeite, vinagre, sal, pimenta-do-reino e orégano, ou com o molho de sua preferência.
2. Vinagrete
O vinagrete é um molho simples e delicioso, que combina muito bem com o cuscuz paulista de camarão. Basta picar o tomate, cebola, pimentão e salsinha, e misturar com vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir, para que os sabores se intensifiquem.
3. Maionese de legumes
Esse é um acompanhamento cremoso e nutritivo, que agrada a todos os paladares. Para fazer a maionese de legumes, cozinhe batata, cenoura, vagem e ervilha em água e sal, até ficarem macios, mas sem desmanchar. Escorra e deixe esfriar.
Em uma tigela, misture maionese, creme de leite, mostarda, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Junte os legumes cozidos e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
4. Arroz branco
Outro acompanhamento clássico e versátil é o arroz, que vai bem com qualquer prato. Para fazer o arroz branco, refogue alho picado em óleo, até dourar. Adicione o arroz lavado e escorrido, e frite por alguns minutos, mexendo sempre.
Tempere com sal e cubra com água fervente, até dois dedos acima do nível do arroz. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, até que a água seque e o arroz esteja macio e soltinho.
5. Molho de pimenta
Já o molho de pimenta é um acompanhamento picante e aromático, que realça o sabor do cuscuz paulista de camarão.
Para preparar o molho de pimenta, bata no liquidificador pimenta dedo-de-moça, alho, vinagre, azeite, sal e açúcar, até obter uma mistura homogênea. Transfira para um vidro esterilizado e conserve na geladeira.
Leia Também: Essa Farofa de Banana com Bacon vai te Surpreender (Super Fácil e Deliciosa)
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o cuscuz paulista de camarão, uma receita típica da culinária brasileira, que leva uma massa de farinha de milho com um recheio de camarão, tomate, azeitona, ovo e sardinha.
Você também conheceu um pouco da história dessa receita, que tem origem na influência africana e portuguesa na gastronomia paulista.
E ainda, você descobriu cinco sugestões de acompanhamentos para o cuscuz paulista de camarão, que são salada verde, vinagrete, maionese de legumes, arroz branco e molho de pimenta.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o cuscuz paulista de camarão em sua casa.
Essa é uma receita que vai surpreender a sua família e os seus amigos, com o seu sabor, a sua textura e a sua apresentação.
Leia Também:
- Receita de Bolinho de Arroz Tradicional da Vovó (Muito Rápido de Fazer!)
- Como Fazer Salgado Cigarrete de Frango com Catupiry
- Rocambole de Chocolate Com Creme: Todos os Segredos Para Fazer Esse Doce com Perfeição
Se você fizer o cuscuz paulista de camarão, não se esqueça de voltar aqui e nos contar como ficou. Nós adoraríamos saber a sua opinião e as suas sugestões. Você também pode compartilhar o seu cuscuz nas redes sociais, usando a hashtag #cuscuzpaulistadecamarao.
Obrigado por ler este artigo e até a próxima! 😊