Você sabia que o molho de cachorro quente é um dos ingredientes mais populares e versáteis da culinária brasileira?
Ele pode ser usado para incrementar o tradicional sanduíche de pão com salsicha, ou para acompanhar outros pratos como batata frita, macarrão, salada e até pizza.
Além disso, o molho de cachorro quente é fácil de fazer, barato e nutritivo, pois leva tomate, cebola, alho, extrato de tomate, milho, ervilha, azeitona e temperos a gosto.
Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita de molho de cachorro quente deliciosa em apenas 7 passos simples. Vamos lá?
Leia Também: A Melhor Receita para um Cachorro-Quente Incrível | Desfrute de Cada Mordida
Receita: Como Fazer Molho de Cachorro Quente
Ingredientes
- 4 tomates maduros picados
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 xícara de chá de água
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 lata de ervilha escorrida
- 1/2 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
- Sal, pimenta-do-reino, orégano e cheiro-verde a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
- Adicione os tomates picados e o extrato de tomate e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até os tomates se desmancharem e formarem um molho espesso.
- Acrescente a água e tempere com sal, pimenta-do-reino, orégano e cheiro-verde a gosto. Deixe ferver por mais 10 minutos, até o molho ficar bem encorpado e saboroso.
- Junte o milho, a ervilha e as azeitonas e misture bem. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, até os ingredientes ficarem bem aquecidos.
- Desligue o fogo e reserve o molho.
- Prepare os sanduíches de pão com salsicha da forma que preferir. Você pode usar pão francês, pão de forma, pão de cachorro quente ou pão de hambúrguer. Você também pode cozinhar, fritar, assar ou grelhar as salsichas, ou substituí-las por linguiça, carne moída, frango desfiado ou proteína de soja.
- Coloque uma porção generosa de molho sobre cada sanduíche e sirva em seguida, ou guarde o molho em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses.
Esta receita rende cerca de 6 porções de molho, que podem servir até 12 sanduíches, dependendo do tamanho do pão e da quantidade de recheio.
Origem do Molho de Cachorro Quente
O molho de cachorro quente é uma receita tipicamente brasileira, que surgiu como uma forma de adaptar o sanduíche de origem americana ao gosto e aos ingredientes locais.
O sanduíche de pão com salsicha foi criado nos Estados Unidos no final do século XIX, por imigrantes alemães que vendiam salsichas cozidas em carrinhos de rua.
Eles tiveram a ideia de colocar as salsichas dentro de um pão, para facilitar o consumo e evitar que os clientes queimassem as mãos.
O nome “hot dog” (cachorro quente) surgiu como uma brincadeira, pois as salsichas eram feitas com carne de porco e bovina, e havia uma lenda de que elas também levavam carne de cachorro.
O sanduíche de pão com salsicha chegou ao Brasil no início do século XX, trazido por imigrantes europeus que se instalaram nas grandes cidades, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Eles começaram a vender o sanduíche em barracas e lanchonetes, e logo o cachorro quente se tornou um sucesso entre os brasileiros, que começaram a incrementar o recheio com diversos ingredientes, como queijo, batata palha, purê de batata, vinagrete, maionese, catchup, mostarda e, claro, o molho de tomate com legumes.
Assim, o molho de cachorro quente se tornou um dos diferenciais do sanduíche brasileiro, que ganhou diversas variações regionais, como o cachorro quente com carne louca em São Paulo, o cachorro quente com chucrute em Santa Catarina, o cachorro quente com carne seca em Minas Gerais, o cachorro quente com carne moída e queijo coalho em Pernambuco, e o cachorro quente com carne de panela e banana em Goiás.
Leia Também: Delicioso Bolo de Laranja Fofinho: Experiência Saborosa para Acompanhar com Café
3 Acompanhamentos para Molho de Cachorro Quente
Além de ser usado para rechear o sanduíche de pão com salsicha, o molho de cachorro quente também pode ser usado para acompanhar outros pratos, como:
1. Batata Frita
Uma delícia clássica e irresistível, aprimorada com a generosa adição de queijo ralado, elevando ainda mais o sabor dessa iguaria.
2. Salada
Maneira equilibrada de enriquecer o prato com nutrientes, composta por alface, tomate, cenoura, pepino, milho, ervilha, azeitona, queijo, presunto, ovo cozido, entre outros.
3. Purê de Batata
Acompanhamento reconfortante e cremoso, o purê de batata harmoniza-se perfeitamente com uma variedade de pratos, adicionando uma textura suave e sabor marcante.
Leia Também: Patê de Peito de Frango Cremoso Especial Para Sanduíche | Fácil e Rápido
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de molho de cachorro quente deliciosa em apenas alguns passos simples.
Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com esse molho incrível, que pode ser usado de várias formas e que agrada a todos os paladares.
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente?
Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias!
É totalmente de graça e você recebe várias receitas fáceis e práticas para deixar toda família impressionada com seu talento culinário. Para participar do nosso grupo de receitas, basta acessar aqui!
Leia Também:
- Arroz Maluco: Refeição Completa para um Almoço Gostoso e Rápido
- Receita de Sucesso: Aprenda a Fazer Casquinha de Siri como os Chefs dos Restaurantes
- Cocada Cremosa de Leite Ninho: Receita Descomplicada – Sabor que Vai Surpreender!
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo.
Obrigado pela sua atenção e até a próxima!