A geleia de uva, um dos doces mais apreciados no Brasil, não só agrada ao paladar, mas também oferece uma dose generosa de antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos para a saúde e a beleza.
Neste artigo, guiaremos você por uma receita simples, rápida e irresistivelmente deliciosa de geleia de uva.
Prepare-se para despertar a curiosidade e o apetite de sua família e amigos, pois, com certeza, esta iguaria vai deixá-los com água na boca. Que tal embarcar nessa jornada culinária conosco? Vamos começar!
Leia Também: Geleia de Amora: Receita Fácil, Saborosa e Nutritiva, Rica em Antioxidantes, Vitaminas e Fibras
Receita: Como Fazer Geleia de Uva
Ingredientes
- 1 kg de uvas roxas (de preferência sem sementes)
- 500 g de açúcar
- Suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
Modo de Preparo
- Lave bem as uvas e retire os cabinhos. Coloque-as em uma panela grande e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que elas soltem o suco e fiquem macias. Você pode amassá-las com um garfo ou um espremedor para ajudar a extrair o suco.
- Passe as uvas por uma peneira, apertando bem com uma colher, para separar o suco da casca e da polpa. Descarte o bagaço e volte o suco para a panela. Adicione o açúcar e o suco de limão, e misture bem.
- Leve a mistura ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que ela engrosse e fique com uma consistência de geleia. Isso pode levar cerca de 40 minutos. Para testar o ponto, coloque um pouco de geleia em um prato e leve à geladeira por alguns minutos. Se ela ficar firme, está pronta. Se não, continue cozinhando até atingir o ponto desejado.
- Dissolva a gelatina em pó em um pouco de água fria, e adicione à geleia, mexendo bem. Isso vai ajudar a geleia a ficar mais firme e brilhante.
- Desligue o fogo e transfira a geleia para potes de vidro esterilizados e secos. Tampe bem e deixe esfriar. Depois, leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de consumir. Você pode guardar a geleia na geladeira por até 15 dias, ou no freezer por até 3 meses.
Essa receita rende cerca de 1 litro de geleia, e serve aproximadamente 20 pessoas.
5 Acompanhamentos para Geleia de Uva
A geleia de uva é um deleite extremamente versátil, capaz de se destacar em diversas apresentações.
Abaixo, apresentamos algumas sugestões refinadas para complementar essa iguaria:
1. Queijo
A combinação de geleia de uva com queijo é verdadeiramente sublime, proporcionando uma experiência de contrastes entre sabores e texturas.
Escolha o queijo que mais lhe agrada, seja o fresco queijo branco, o suave queijo minas, o sofisticado queijo brie, o marcante queijo gorgonzola, o robusto queijo parmesão ou o clássico queijo mussarela.
Corte em fatias ou cubos, e sirva a geleia por cima ou ao lado. Experimente também torradinhas com queijo e geleia, ou sanduíches com pão, queijo e geleia.
2. Pão
O pão, em suas diversas variedades, é um acompanhamento clássico que realça o sabor doce e a textura cremosa da geleia de uva.
Escolha entre o tradicional pão francês, o versátil pão de forma, o nutritivo pão integral, o macio pão de leite, o irresistível pão de queijo ou o saboroso pão de milho.
Toste levemente o pão e espalhe a geleia por cima. Experimente rechear o pão com geleia ou fazer rolinhos de pão e geleia.
3. Bolo
O bolo, por sua vez, oferece uma sobremesa fácil e deliciosa quando acompanhado da geleia de uva.
Opte entre o clássico bolo de cenoura, o indulgente bolo de chocolate, o cítrico bolo de laranja, o reconfortante bolo de fubá ou o suave bolo de iogurte.
Corte o bolo em fatias e acrescente a geleia por cima ou ao lado. Para uma experiência ainda mais exuberante, recheie o bolo com geleia ou cubra-o com uma mistura de geleia e creme de leite.
4. Iogurte
A alternativa saudável e refrescante do iogurte oferece um equilíbrio perfeito entre o doce da geleia e a acidez do iogurte.
Escolha entre o iogurte natural, o cremoso iogurte grego, o frutado iogurte de frutas ou o tropical iogurte de coco.
Misture o iogurte com a geleia ou coloque a geleia por cima do iogurte. Adicione ainda frutas frescas, granola, castanhas, mel ou outros ingredientes de sua preferência.
5. Sorvete
A sobremesa indulgente do sorvete forma uma combinação celestial de temperaturas e sabores com a geleia de uva.
Escolha entre o clássico sorvete de creme, o aromático sorvete de baunilha, o intenso sorvete de chocolate ou o refrescante sorvete de morango.
Coloque uma bola de sorvete em um prato ou taça e adicione a geleia por cima ou ao lado. Para um toque extra, experimente adicionar chantilly, calda de chocolate, nozes, cerejas ou outros ingredientes à sua escolha.
Leia Também: Receita de Geleia de Morango – Leva Apenas 3 Ingredientes! (Deliciosa!)
Origem da Geleia de Uva
Você sabia que a geleia de uva é uma receita que surgiu na Europa, e que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos?
A história conta que, no século 19, os italianos que viviam na região da Toscana, na Itália, costumavam fazer vinho com as uvas que cultivavam.
Porém, nem todas as uvas eram aproveitadas para a produção do vinho, e muitas ficavam sobrando.
Para não desperdiçar as frutas, eles tiveram a ideia de cozinhar as uvas com açúcar e limão, e transformá-las em uma conserva doce, que podia ser guardada por muito tempo.
Assim, surgiu a geleia de uva, que era chamada de “mostarda” pelos italianos, por causa da cor escura e do sabor agridoce.
Quando os italianos vieram para o Brasil, no final do século 19, eles trouxeram consigo a receita da geleia de uva, e a adaptaram aos ingredientes locais.
Eles passaram a usar as uvas roxas, que eram mais abundantes e baratas no Brasil, e a acrescentar gelatina à receita, para dar mais consistência à geleia.
A geleia de uva logo se tornou um sucesso entre os brasileiros, e passou a fazer parte da culinária nacional, sendo apreciada em todas as regiões do país.
Leia Também: Geleia de Framboesa: Poderosa Fonte de Vitaminas, Antioxidantes e Fibras para o Seu Paladar
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de geleia de uva simples, rápida e deliciosa, que vai deixar sua família e seus amigos com água na boca.
Também conheceu uma curiosidade sobre a origem dessa receita, e algumas sugestões de acompanhamentos para servir com a sua geleia.
Agora, você está pronto para fazer a sua própria geleia de uva em casa, e experimentar essa delícia caseira.
Leia Também:
- Inove no Lanche: Torta de Liquidificador com Salsicha | Prática e Saborosa
- Revolucionando seu Cardápio: Lanchão de Forno – Rápido, Fácil e Incrivelmente Gostoso
- Pizza Caseira: Do Forno à Mesa, uma Jornada de Sabores (Aroma Irresistível!)
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente?
Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias!
É totalmente de graça e você recebe várias receitas fáceis e práticas para deixar toda família impressionada com seu talento culinário. Para participar do nosso grupo de receitas, basta acessar aqui!
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para você.
Se você fizer a receita, não se esqueça de voltar aqui e deixar um comentário, contando como ficou a sua geleia de uva, e se você gostou dos acompanhamentos sugeridos. Eu adoraria saber a sua opinião e as suas sugestões.
Muito obrigado pela sua atenção, e até a próxima! 😊