Esta receita de croquete de calabresa apresenta uma textura crocante por fora e uma irresistível maciez interna, recheada com uma combinação saborosa de linguiça e queijo.
Estes croquetes são ideais para qualquer ocasião, seja um encontro descontraído com amigos, uma festa animada ou até mesmo para aqueles dias mais tranquilos. Além disso, são uma opção econômica e rendem generosamente.
Se deseja desvendar os segredos dessa delícia culinária, continue a leitura deste artigo e siga o passo a passo que vou compartilhar.
Leia Também: Escondidinho de Calabresa: Receita Descomplicada, Rápida e Deliciosa para Almoço ou Jantar
Receita: Como Fazer Croquete de Calabresa
Ingrediente
- 500 g de linguiça calabresa
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 200 g de queijo muçarela ralado
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
Modo de Preparo
- Em uma panela, frite a linguiça calabresa picada em pedaços pequenos no óleo, até dourar. Escorra o excesso de gordura e reserve.
- Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o leite, a manteiga, o sal e a pimenta e deixe ferver.
- Abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo de uma vez, mexendo bem até formar uma massa homogênea e que solte do fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
- Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com as mãos e corte em pedaços iguais. Pegue cada pedaço e recheie com um pouco de linguiça e queijo. Modele em formato de croquete e passe no ovo batido e na farinha de rosca.
- Frite os croquetes em óleo quente, aos poucos, até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida ou mantenha aquecidos no forno.
Essa receita rende cerca de 30 croquetes e serve 10 pessoas. O tempo de preparo é de 40 minutos e o tempo de cozimento é de 20 minutos.
5 Acompanhamentos para Croquete de Calabresa
O croquete de calabresa, por si só uma delícia, pode ganhar novas dimensões de sabor quando acompanhado de diferentes sabores e texturas.
Explore estas sugestões para elevar ainda mais o prazer gastronômico do seu croquete:
1. Molho de Mostarda e Mel
Uma combinação simples e agridoce que se harmoniza perfeitamente com o croquete de calabresa. Misture 4 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de vinagre e sal a gosto.
Sirva em um potinho à parte ou regue sobre os croquetes para uma explosão de sabores.
2. Molho de Tomate Picante
Ideal para os amantes de um toque picante. Refogue alho, cebola, tomates, extrato de tomate e temperos a gosto. Deixe cozinhar até obter um molho encorpado.
Sirva quente ou frio para um contraste ardente e delicioso.
3. Salada de Repolho e Cenoura
Uma salada refrescante e crocante que contrasta perfeitamente com a textura do croquete. Misture repolho ralado, cenouras raladas, maionese, vinagre, sal e pimenta-do-reino.
Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
4. Batata Frita
Um clássico que nunca sai de moda. Prepare batatas fritas caseiras cortadas em palitos ou utilize a versão congelada, seguindo as instruções da embalagem.
Tempere com sal e sirva com ketchup, maionese ou seu molho favorito.
5. Pão de Alho
Um acompanhamento que eleva o sabor do croquete de calabresa. Faça seu próprio pão de alho misturando manteiga, alho, salsinha e sal.
Espalhe sobre um pão francês, leve ao forno pré-aquecido e desfrute de uma explosão de sabores complementares.
Experimente essas opções e transforme seu croquete de calabresa em uma experiência gastronômica completa e irresistível.
Leia Também: Pronto em 30 Minutos: Macarrão Cremoso com Calabresa para Encantar Paladares
História do Croquete de Calabresa
Você sabia que o croquete é um salgado de origem europeia, que surgiu no século XIX na França? O nome vem do francês “croquer”, que significa “crocante”.
O croquete original era feito com carne moída ou sobras de carne cozida, misturada com molho bechamel e empanada com farinha de rosca. Ele era servido como um prato principal, acompanhado de salada ou legumes.
Com o tempo, o croquete se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações, de acordo com os ingredientes locais e as preferências de cada país.
No Brasil, o croquete chegou com os imigrantes portugueses e italianos, que adaptaram a receita usando carne bovina, frango, presunto, queijo e outros recheios.
O croquete de calabresa é uma invenção brasileira, que aproveita a linguiça típica da culinária nacional e combina com o queijo derretido, criando um contraste de texturas e sabores.
O croquete de calabresa é um salgado muito popular nas lanchonetes, bares e festas brasileiras, sendo apreciado por pessoas de todas as idades.
Ele é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e surpreender os convidados com um petisco fácil e gostoso.
Leia Também: Desfrute do Feijão com Calabresa: Uma Receita Deliciosa e Descomplicada
Conclusão
Nesse artigo, você aprendeu como fazer uma receita de croquete de calabresa, que é um salgado fácil, rápido e delicioso.
Também conheceu a história do croquete e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar o seu lanche ou entrada ainda mais completo.
Agora que você sabe como fazer essa maravilha, que tal experimentar na sua casa e surpreender a sua família e os seus amigos? Tenho certeza de que eles vão adorar e pedir bis.
Leia Também:
- Mais Fácil e Gostoso não Existe: Bolo de Milho Verde sem Farinha e sem Fubá!
- Coxinha de Frango sem Massa: Receita Fácil, Rápida e Incrivelmente Saborosa!
- Como Fazer Enroladinho de Salsicha Assado – Lanche Rápido e Irresistível
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente?
Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias!
É totalmente de graça e você recebe várias receitas fáceis e práticas para deixar toda família impressionada com seu talento culinário. Para participar do nosso grupo de receitas, basta acessar aqui!
Espero que tenha desfrutado da leitura desta receita e que tenha enriquecido seus conhecimentos ao longo do texto.
Se surgirem dúvidas, sugestões ou opiniões, convido você a compartilhá-las por meio de um comentário abaixo. Estou ansioso para responder e colaborar conforme necessário.
Agradeço pela sua atenção e até a próxima!