A irresistível sobremesa de banoffe na travessa conquista a muitos paladares com sua combinação perfeita de banana, doce de leite e creme, aprimorada pela presença de biscoitos e chocolate.
Este artigo guiará você através do processo de preparo dessa delícia, ideal para enriquecer seus almoços em família ou encontros com amigos.
Continue a leitura e descubra como encantar seus convidados com esta receita incrível!
Leia Também: Como Fazer Pavê de Chocolate – Uma Sobremesa Simples e Divina
Receita: Como Fazer Banoffe na Travessa
Ingredientes
- 400 g de biscoito maisena
- 150 g de manteiga derretida
- 2 latas de leite condensado cozidas na panela de pressão por 40 minutos
- 5 bananas maduras cortadas em rodelas
- 500 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
- 100 g de chocolate meio amargo ralado
Modo de Preparo
- Em um liquidificador, triture os biscoitos até formar uma farofa. Transfira para uma tigela e misture com a manteiga derretida, até obter uma massa homogênea.
- Forre o fundo e as laterais de uma travessa retangular com a massa de biscoito, pressionando bem com os dedos. Leve à geladeira por 15 minutos, para firmar.
- Abra as latas de leite condensado cozidas e espalhe o doce de leite sobre a massa de biscoito, formando uma camada uniforme.
- Distribua as rodelas de banana sobre o doce de leite, cobrindo toda a superfície.
- Espalhe o chantilly sobre as bananas, alisando com uma espátula.
- Polvilhe o chocolate ralado sobre o chantilly, decorando a gosto.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até ficar bem gelado.
- Sirva em pedaços e aproveite!
Essa receita rende cerca de 15 porções, e pode ser conservada na geladeira por até 3 dias.
Origem Banoffe na Travessa

Você sabia que a receita de banoffe na travessa tem origem em uma torta inglesa chamada banoffee pie?
Essa torta foi criada em 1972, por um chef chamado Ian Dowding, que trabalhava em um restaurante chamado The Hungry Monk, em East Sussex, na Inglaterra.
Ele se inspirou em uma receita americana de torta de maçã com caramelo, e resolveu substituir as maçãs por bananas, e o caramelo por doce de leite.
Também acrescentou uma camada de creme e chocolate, e batizou a sua criação de banoffee pie, uma junção das palavras banana e toffee (que significa caramelo em inglês).
A torta fez tanto sucesso, que logo se espalhou por outros restaurantes e países, e ganhou diversas variações.
Uma delas é a receita de banoffe na travessa, que é mais prática de fazer, pois não precisa de forma nem de forno.
Essa receita é muito popular no Brasil, onde o doce de leite é um ingrediente muito apreciado. Além disso, a receita de banoffe na travessa é mais econômica, pois leva menos ingredientes e rende mais porções.
5 Acompanhamentos Banoffe na Travessa
Se você quer deixar o seu banoffe na travessa ainda mais gostoso, você pode experimentar alguns acompanhamentos que combinam muito bem com essa sobremesa. Veja algumas sugestões:
1. Sorvete de Creme
Um clássico que se harmoniza perfeitamente com o irresistível Banoffe na Travessa, proporcionando um contraste delicioso entre o gelado e o cremoso. O sabor suave do sorvete destaca as nuances das frutas e do chocolate.
2. Café
A bebida perfeita para acompanhar o Banoffe na Travessa, o café equilibra o doce com o amargo, oferecendo uma experiência harmoniosa. Sirva quente ou gelado, com ou sem leite, conforme preferir.
3. Frutas Vermelhas
Morangos, framboesas, amoras e mirtilos adicionam cor, frescor e acidez ao Banoffe na Travessa, podendo ser servidas inteiras, em calda ou geleia, sobre o chantilly ou separadamente.
4. Castanhas
Nozes, amêndoas, avelãs e pistaches proporcionam crocância, sabor e nutrientes ao Banoffe na Travessa. Pique-as para salpicar sobre o chocolate ou sirva inteiras em um potinho.
5. Calda de Chocolate
Elevando o Banoffe na Travessa a outro patamar de indulgência, a calda de chocolate, feita com chocolate derretido em banho-maria ou micro-ondas, misturado com um pouco de creme de leite, pode ser servida quente ou fria, sobre o chantilly ou à parte.
Leia Também: Arroz com Carne Desfiada: Refeição Completa, Fácil e Deliciosamente Saborosa
Conclusão

Neste texto você aprendeu como fazer a receita de banoffe na travessa, uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que vai agradar a todos os paladares.
Como também conheceu um pouco da história dessa receita, que tem origem inglesa, mas que conquistou o mundo. E ainda descobriu cinco acompanhamentos que podem deixar o seu banoffe na travessa ainda mais irresistível.
Agora que você sabe como fazer essa receita incrível, que tal experimentar na sua casa?
Você vai ver como é simples e rápido de preparar, e como é saboroso e cremoso. Você pode fazer para o seu almoço em família, para o seu lanche da tarde, ou para uma ocasião especial. O seu banoffe na travessa vai fazer o maior sucesso!
Leia Também:
- Risoto de Frutos do Mar: Eleve o Paladar com a Elegância de um Restaurante de Alta Gastronomia
- Pudim de Leite Condensado e Maria-Mole: Sobremesa Descomplicada para Surpreender Seus Convidados
- Harmonia de Sabores: Sopa de Frango com Legumes para Paladares Exigentes
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente?
Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias!
É totalmente de graça e você recebe várias receitas fáceis e práticas para deixar toda família impressionada com seu talento culinário. Para participar do nosso grupo de receitas, basta acessar aqui!
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que tenha se inspirado a fazer a receita de banoffe na travessa. Se você fizer, não se esqueça de voltar aqui e deixar o seu feedback.
Eu adoraria saber o que você achou, e se você gostou dos acompanhamentos que eu sugeri. E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, também pode deixar nos comentários. Eu ficarei feliz em responder e ajudar.
Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!