A coxinha de frango com catupiry é um dos salgados mais populares e deliciosos do Brasil. Essa receita consiste em uma massa de farinha de trigo e caldo de galinha, recheada com frango desfiado e queijo cremoso, modelada em forma de gota e frita até ficar dourada e crocante.
Sem dúvida, é uma ótima opção para servir em festas, lanches ou como entrada! Mas você sabe como surgiu essa receita tão saborosa e típica da nossa culinária?
Neste artigo, vamos contar um pouco da história da coxinha, ensinar como fazer essa delícia em casa e sugerir alguns acompanhamentos para deixar o seu prato ainda mais completo. Confira!
Leia também: Bolo de Chocolate com Morango Simples e Gostoso (Receita Fácil e Completa)
Qual a Origem da Coxinha de Frango com Catupiry?
Existem várias versões sobre a origem da coxinha, mas a mais aceita pelos historiadores é que ela foi criada no século XIX, na região da Grande São Paulo, durante a industrialização da cidade.
Na época, as coxas de galinha eram vendidas nas portas das fábricas como um alimento barato e nutritivo para os trabalhadores. Porém, como a demanda era maior do que a oferta, os comerciantes tiveram a ideia de desfiar outras partes do frango e envolvê-las em uma massa de farinha e batata, dando o formato de coxa.
Assim, eles conseguiram aumentar a produção e o lucro, além de agradar o paladar dos clientes.
A coxinha foi se espalhando pelo Brasil e ganhando variações de recheio, como queijo, calabresa, carne seca e até doce. Uma das mais famosas é a coxinha de frango com catupiry, que leva o queijo cremoso inventado pelo imigrante italiano Mário Silvestrini em 1911, em Minas Gerais.
O catupiry, que significa “excelente” em tupi-guarani, deu um toque especial à coxinha, deixando-a mais suculenta e irresistível.
Leia também: Como Fazer Suco de Abacaxi com Hortelã Super Refrescante
Receita: Como Fazer Coxinha de Frango com Catupiry
Ingredientes da Coxinha
Para fazer a coxinha de frango com catupiry, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Para o recheio:
- 500 g de peito de frango sem osso
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 envelope de caldo de galinha em pó
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de molho de tomate
- 1 colher (sopa) de mostarda
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 250 g de catupiry
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
Para a massa:
- 500 ml do caldo do cozimento do frango
- 50 g de manteiga sem sal
- 1 colher (café) de sal
- 500 g de farinha de trigo
Para empanar e fritar:
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca
- Óleo
Modo de Preparo
- Em uma panela de pressão, coloque o frango, a cebola, o alho, o caldo de galinha, o shoyu, o molho de tomate, a mostarda, o sal, a pimenta e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após pegar pressão. Depois, escorra o frango e reserve o caldo. Desfie o frango e misture com o catupiry e a salsinha. Reserve o recheio.
- Em outra panela, leve ao fogo o caldo do frango, a manteiga e o sal. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo de uma vez, mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude da panela. Transfira a massa para uma superfície lisa e deixe esfriar um pouco.
- Pegue porções da massa e abra na palma da mão, formando uma cavidade. Coloque uma colher (chá) de recheio no centro e feche a massa, modelando em forma de coxinha. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Passe as coxinhas nos ovos batidos e depois na farinha de rosca, empanando bem. Frite as coxinhas em óleo quente até dourarem. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida ou mantenha aquecidas em forno baixo.
Essa receita rende cerca de 40 coxinhas pequenas ou 20 coxinhas grandes e leva cerca de 1 hora e meia para ficar pronta.
5 Acompanhamentos para Coxinha de Frango com Catupiry
A coxinha de frango com catupiry já é uma delícia por si só, mas você pode deixá-la ainda mais saborosa com alguns acompanhamentos simples e fáceis de fazer. Veja algumas sugestões:
Molho de Pimenta
Para quem gosta de um toque picante, o molho de pimenta é uma ótima opção. Você pode usar pimentas frescas ou em conserva, vinagre, alho, sal e açúcar. Bata tudo no liquidificador e sirva em um potinho à parte.
Molho Barbecue
Esse molho é típico da culinária americana e combina muito bem com a coxinha. Você pode comprar pronto ou fazer em casa, usando ketchup, molho inglês, vinagre, açúcar mascavo, mostarda, páprica, sal e pimenta. Leve tudo ao fogo e cozinhe até engrossar, mexendo de vez em quando.
Molho de Alho
Esse molho é cremoso e aromático, perfeito para contrastar com a coxinha. Você vai precisar de leite gelado, alho, sal, óleo e limão. Bata o leite, o alho e o sal no liquidificador e vá adicionando o óleo em fio, até formar um creme. Por fim, acrescente o limão e bata mais um pouco.
Salada de Folhas
Para equilibrar o prato, nada melhor do que uma salada de folhas frescas e crocantes. Você pode usar alface, rúcula, agrião, espinafre, couve, entre outras. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta ou com o molho de sua preferência.
Suco Natural
Para acompanhar a coxinha, nada melhor do que um suco natural e refrescante. Você pode usar frutas da estação, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, melancia, entre outras. Bata as frutas no liquidificador com água e açúcar ou adoçante e sirva gelado.
Leia também: Como Fazer Cocada Branca Cremosa com Leite Condensado em 2 Passo Simples
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu um pouco sobre a história da coxinha de frango com catupiry, uma receita tradicional e deliciosa da culinária brasileira. Você também aprendeu como fazer essa receita em casa, de forma simples e prática, e como incrementá-la com alguns acompanhamentos saborosos.
Cozinhar é uma forma de expressar o seu amor e carinho pelas pessoas que você gosta. Por isso, não deixe de preparar essa receita para a sua família e amigos e compartilhar esse momento especial. Tenho certeza de que todos vão adorar e se deliciar com essa coxinha de frango com catupiry.
Leia também:
- Como Fazer Pão Pluma de Liquidificador Fofinho e Gostoso (Super Fácil de Fazer)
- Como Fazer Pizza de Liquidificador Rápida e Fácil
- Pão Frances Delicioso – Como Fazer Pão Francês Caseiro Passo a Passo
Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te inspirado a cozinhar mais e melhor. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou elogio, deixe um comentário abaixo. Eu vou adorar saber a sua opinião e o seu feedback. Até a próxima!