O cuscuz paulista de sardinha é um prato típico da culinária paulista. Essa é uma receita simples, econômica e nutritiva e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal, e é ideal para os dias frios ou para as festas juninas.
Neste artigo, você vai aprender como fazer essa deliciosa receita, que é fácil de preparar e agrada a todos os paladares. Além disso, você vai conhecer um pouco da história desse prato e algumas dicas de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais saboroso. Vamos lá?
Leia também: Alcatra Acebolada – Como Fazer o Bife Acebolado Simples e Gostoso (Receita Completa)
Receita: Como Fazer Cuscuz Paulista de Sardinha
Ingredientes
Para fazer o cuscuz paulista de sardinha, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 xícaras de chá de farinha de milho flocada
- 4 xícaras de chá de água
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 latas de sardinha em óleo
- 2 tomates picados
- 1/2 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
- 1/2 xícara de chá de ervilhas frescas ou congeladas
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- 3 ovos cozidos
- Fatias de tomate, azeitonas e folhas de salsinha para decorar
Modo de Preparo
- Em uma tigela, coloque a farinha de milho e a água, misture bem e deixe hidratar por 15 minutos.
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Escorra o óleo das sardinhas e reserve. Desfie as sardinhas e junte ao refogado, mexendo bem.
- Adicione os tomates, as azeitonas, as ervilhas, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, e cozinhe por cerca de 10 minutos, até formar um molho espesso.
- Unte uma forma de buraco no meio com óleo e decore o fundo e as laterais com fatias de tomate, azeitonas e folhas de salsinha.
- Corte os ovos cozidos em rodelas e distribua sobre a decoração da forma.
- Coloque metade da farinha de milho hidratada sobre os ovos, apertando bem com uma colher.
- Espalhe o recheio de sardinha sobre a farinha de milho, nivelando bem.
- Cubra com o restante da farinha de milho, apertando bem para compactar o cuscuz.
- Leve ao fogo médio, em banho-maria, por cerca de 40 minutos, ou até que o cuscuz esteja firme e solte das laterais da forma.
- Desenforme o cuscuz em um prato grande e sirva quente ou frio, como preferir.
Prontinho! Agora é só saborear. Essa receita rende 8 porções e tem cerca de 350 calorias cada.
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente? Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias. Para entrar no grupo é só clicar aqui!
Você Conhece a História do Cuscuz Paulista de Sardinha?
O cuscuz é um prato milenar, que surgiu no norte da África, onde é feito com sêmola de trigo e cozido no vapor. Os árabes levaram o cuscuz para a Península Ibérica, onde foi incorporado à gastronomia local. Os portugueses, por sua vez, trouxeram o cuscuz para o Brasil, durante a colonização.
No entanto, como não havia trigo no Brasil, os portugueses substituíram a sêmola pela farinha de milho, que era abundante e barata. Além disso, eles acrescentaram outros ingredientes ao cuscuz, como peixes, carnes, legumes e temperos, dando origem a diversas variações regionais do prato.
Uma dessas variações é o cuscuz paulista, que se popularizou em São Paulo no século XIX, principalmente entre os trabalhadores das ferrovias e das fábricas.
O cuscuz paulista era uma forma de aproveitar as sobras de alimentos, como a sardinha em lata, que era um produto importado e barato. Era cozido em uma forma de buraco no meio, chamada de cuscuzeira, e desenformado em um prato, formando um bolo salgado e úmido.
O cuscuz paulista de sardinha se tornou um símbolo da culinária paulista, sendo apreciado por pessoas de todas as classes sociais e origens.
Hoje em dia, é possível encontrar o cuscuz paulista de sardinha em padarias, restaurantes, feiras e festas, ou prepará-lo em casa, seguindo a receita que passamos aqui.
Leia também: Como Fazer Salgado Cigarrete de Frango com Catupiry
5 Acompanhamentos para o Cuscuz Paulista de Sardinha
O cuscuz paulista de sardinha é um prato completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o cuscuz paulista de sardinha:
1. Salada Verde
Uma salada simples, feita com alface, rúcula, agrião, tomate e cebola, temperada com sal, azeite e vinagre, é uma ótima opção para acompanhar o cuscuz paulista de sardinha, pois traz frescor e leveza ao prato.
2. Molho de Pimenta
Se você gosta de um toque picante, pode servir o cuscuz paulista de sardinha com um molho de pimenta caseiro, feito com pimentas vermelhas, alho, vinagre, sal e açúcar, batidos no liquidificador.
O molho de pimenta realça o sabor da sardinha e dá um contraste interessante ao cuscuz.
3. Vinagrete
Outro molho que combina bem com o cuscuz paulista de sardinha é o vinagrete, feito com tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde, vinagre, azeite e sal, picados e misturados em uma tigela. O vinagrete é refrescante e aromático, e harmoniza com o cuscuz quente ou frio.
4. Carne Seca
Se você quer incrementar o cuscuz paulista de sardinha com uma proteína extra, pode servir uma carne seca desfiada e refogada com cebola, alho, manteiga e cheiro-verde.
A carne seca tem um sabor marcante e salgado, que contrasta com o cuscuz suave e úmido.
5. Queijo Coalho
Uma opção vegetariana para acompanhar o cuscuz paulista de sardinha é o queijo coalho, que pode ser grelhado na frigideira ou na churrasqueira, até ficar dourado e derretido. O queijo coalho tem uma textura macia e um sabor suave, que combina com o cuscuz e o recheio de sardinha.
Leia também: Lasanha de Carne – Como Fazer Lasanha de Carne Moída Simples e Fácil
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer essa deliciosa receita de cuscuz paulista de sardinha, que é fácil de preparar e agrada a todos os paladares. Além disso, você conheceu um pouco da história desse prato e algumas dicas de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais saboroso.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o cuscuz paulista de sardinha em casa. Essa é uma receita que faz parte da cultura e da identidade de São Paulo, e que merece ser conhecida e apreciada por todos.
Leia também:
- Como Fazer o Famoso Arroz Com Camarão – Preparo Simples e Muito Gostoso
- A Mais Deliciosa Salada Grega! Receita Fácil, Saborosa e Nutritiva (Em 4 Passos!)
- Como Fazer Coxinha de Frango com Catupiry Rápido e Gostoso
Quando você fizer o cuscuz paulista de sardinha, não se esqueça de voltar aqui e deixar um comentário contando como ficou. Nós adoraríamos saber a sua opinião e as suas sugestões. Obrigada por ler este artigo e até a próxima!