A sopa de cebola é um prato clássico e irresistível, perfeito tanto como entrada quanto como refeição principal. É especialmente reconfortante nos dias frios, pois oferece uma combinação calorosa, aconchegante e deliciosa.
Nesta receita, apresentaremos uma maneira simples de preparar essa sopa de cebola incrivelmente saborosa. Ao seguir os passos, você surpreenderá sua família e amigos com esta iguaria que certamente conquistará paladares exigentes.
Aproveite o prazer de saborear uma sopa rica e cheia de aromas, elevando sua experiência culinária a um novo patamar.
Leia Também: Como Fazer Sopa de Legumes com Carne (Receita Fácil e Econômica)
Receita: Como Fazer Sopa de Cebola
Ingredientes
- 6 cebolas grandes, cortadas em fatias finas
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1,5 litro de caldo de carne
- 1 xícara de vinho branco seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 12 fatias de pão francês, torradas
- 200 g de queijo gruyère ou emmental, ralado
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio e refogue as cebolas, mexendo de vez em quando, por cerca de 40 minutos, ou até que elas fiquem bem macias e douradas. Se necessário, adicione um pouco de água para evitar que as cebolas queimem.
- Polvilhe a farinha sobre as cebolas e misture bem. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre, para cozinhar a farinha e formar uma pasta.
- Adicione o caldo de carne e o vinho branco e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe a sopa ferver, reduza o fogo e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo ocasionalmente, para que os sabores se incorporem.
- Preaqueça o forno a 200°C e unte uma assadeira grande. Distribua as fatias de pão torrado sobre a assadeira e cubra cada uma delas com um pouco de queijo ralado. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que o queijo derreta e fique gratinado.
- Sirva a sopa em tigelas individuais e coloque uma ou duas fatias de pão com queijo por cima de cada uma. Aproveite!
Essa receita rende 6 porções e leva cerca de 1 hora e 20 minutos para ficar pronta.
Sopa de Cebola é uma Receita Antiga…

A sopa de cebola é uma receita antiga, que tem origem na França. Ela é considerada um prato popular e rústico, que era consumido pelos camponeses e trabalhadores, principalmente nas regiões de Lyon e Paris.
A cebola era um ingrediente barato e abundante, que podia ser cultivado em qualquer época do ano. Além disso, ela tinha propriedades medicinais e nutritivas, que ajudavam a combater o frio e as doenças.
A primeira receita escrita de sopa de cebola data do século XIV, em um livro de cozinha medieval chamado Le Viandier de Taillevent.
Nessa receita, as cebolas eram cozidas em água com manteiga, vinagre e sal, e servidas com pão. No século XVIII, a sopa de cebola ganhou mais sofisticação, com a adição de caldo de carne, vinho branco e queijo.
Ela passou a ser servida nos restaurantes e cafés de Paris, especialmente nas madrugadas, para os boêmios e os frequentadores do teatro.
A sopa de cebola se tornou um símbolo da culinária francesa e foi difundida pelo mundo, ganhando diversas variações e adaptações. Ela é apreciada por pessoas de todas as classes sociais e idades, e pode ser encontrada em vários cardápios e ocasiões.
Leia Também: 3 Receitas de Suco de Morango com Laranja Feito em Poucos Minutos (Uma Delicia!)
5 Acompanhamentos para Sopa de Cebola
A sopa de cebola é um prato completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a sopa de cebola:
1. Salada verde
Faça uma saladinha simples e refrescante, feita com alface, rúcula, tomate, cenoura e temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta. Ela ajuda a equilibrar o sabor intenso da sopa e a trazer mais leveza e cor ao prato.
2. Carne assada
Uma carne macia e suculenta, assada no forno com ervas, alho, sal e pimenta. Podendo ser carne de boi, porco, frango ou cordeiro, e pode ser servida em fatias ou em pedaços. Ela harmoniza bem com a sopa e traz mais proteína e textura ao prato.
3. Queijo brie
Queijo cremoso e aromático, que pode ser servido em fatias ou em pedaços, acompanhado de torradas ou pães. Ele pode ser aquecido no forno ou no micro-ondas, para ficar mais derretido e saboroso. Ele contrasta bem com a sopa e traz mais cremosidade e sabor ao prato.
4. Vinho tinto
Uma bebida alcoólica e fermentada, feita com uvas, que pode ter diferentes tipos, cores e sabores. Ela pode ser seca, suave, frutada ou encorpada, e deve ser servida em taças, na temperatura adequada. Ela acompanha bem a sopa e traz mais elegância e sabor ao prato.
5. Croutons
Pequenos pedaços de pão, que podem ser feitos com pão francês, pão de forma ou pão italiano, cortados em cubos e torrados no forno ou na frigideira, com manteiga, azeite, alho, ervas, sal e pimenta. Eles podem ser adicionados à sopa ou servidos à parte, para serem mergulhados na sopa. Eles trazem mais crocância e sabor ao prato.
Leia Também: Pão Caseiro de Liquidificador – Como Fazer um Pão Caseiro Fofinho e Gostoso
Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer a receita de sopa de cebola, um prato clássico e delicioso, que pode ser servido como entrada ou como refeição principal.
Você também conheceu um pouco da história dessa sopa, como também descobriu quais são os melhores acompanhamentos para a sopa de cebola, que podem variar desde saladas até carnes.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se sinta inspirado a fazer a receita de sopa de cebola em sua casa. Você vai ver como é fácil, rápido e saboroso preparar essa iguaria.
Você vai surpreender a sua família e os seus amigos com essa sopa quente, reconfortante e saborosa.
Leia Também:
- Cocada Cremosa de Leite Ninho: Receita Descomplicada – Sabor que Vai Surpreender!
- Aprenda Como Fazer Carne de Panela com Batata – Almoço Rápido e Saboroso
- Salada de Repolho: Uma Deliciosa e Prática Opção para Refeições Rápidas
Agora que você já sabe como fazer a receita de sopa de cebola, que tal experimentar e depois voltar para nos contar como ficou?
Nós adoraríamos saber a sua opinião e as suas sugestões sobre essa receita.
Obrigada e até a próxima!