Você sabia que os legumes assados no forno são uma opção saudável, saborosa e fácil de preparar para qualquer refeição? Eles podem ser servidos como prato principal, acompanhamento ou salada, e combinam com diversos tipos de temperos e molhos.
E hoje você vai aprender como fazer essa receita deliciosa, conhecer um pouco da sua história e descobrir algumas sugestões de acompanhamentos. Vamos lá?
Leia também: Batata Recheada – Como Fazer Batata Recheada no Forno com Presunto e Queijo
Como Surgiu a Receita de Legumes Assados no Forno?
Não há uma origem certa para a receita de legumes assados no forno, mas é provável que ela tenha sido criada por diferentes povos ao longo da história, aproveitando os ingredientes disponíveis em cada região e época.
Os legumes são alimentos versáteis, nutritivos e baratos, que podem ser cultivados em diversos climas e solos. Além disso, assar os legumes no forno é uma forma de preservar o seu sabor, textura e valor nutricional, além de reduzir o uso de óleo e gordura.
Uma das referências mais antigas de legumes assados no forno é a ratatouille, um prato típico da culinária francesa, que consiste em um cozido de legumes como berinjela, abobrinha, tomate, cebola, alho e ervas. A ratatouille teria surgido no século XVIII, na região da Provença, como uma forma de aproveitar os legumes da estação.
Outra receita famosa é a caponata, um antepasto italiano, que leva berinjela, aipo, cebola, tomate, azeitonas, alcaparras e vinagre. A caponata teria origem na Sicília, no século XVI, como um prato servido aos marinheiros.
Hoje em dia, existem diversas variações de legumes assados no forno, que podem incluir batata, cenoura, abóbora, couve-flor, brócolis, pimentão, cogumelo, aspargo, entre outros.
Cada um pode escolher os seus legumes preferidos, cortá-los em pedaços uniformes, temperá-los com sal, pimenta, azeite, ervas, especiarias, queijo, etc., e levá-los ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, ou até que estejam macios e dourados. O resultado é um prato colorido, aromático e irresistível.
Leia também: Picadinho de Carne – Como Fazer Picadinho de Carne com Batatas e Cenoura
Receita: Como Fazer Mix de Legumes Assados no Forno?

Para fazer a receita de legumes assados no forno, você vai precisar de separar os ingredientes e entender o modo de preparo, então confira abaixo esses detalhes.
Ingredientes
- 1 kg de legumes variados, lavados, descascados e cortados em pedaços médios (sugestão: batata, cenoura, abóbora, berinjela, abobrinha, tomate, cebola, alho, pimentão, cogumelo)
- 4 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Ervas frescas ou secas a gosto (sugestão: alecrim, tomilho, orégano, manjericão, sálvia)
- Queijo ralado a gosto (opcional)
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno a 200°C e unte uma assadeira grande com um pouco de azeite.
- Em uma tigela, misture os legumes com o azeite, o sal, a pimenta e as ervas, até que estejam bem envolvidos.
- Espalhe os legumes na assadeira, em uma única camada, sem sobrepor os pedaços.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios e dourados, virando-os na metade do tempo para assar por igual.
- Se desejar, polvilhe queijo ralado sobre os legumes nos últimos 10 minutos de forno, para gratinar.
- Retire do forno e sirva em seguida, ou deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias.
Essa receita rende cerca de 6 porções, e pode ser servida quente ou fria, como prato principal ou acompanhamento.
Melhores Acompanhamentos para a Receita de Legumes Assados no Forno?

Os legumes assados no forno são um prato versátil, que combina com diversos acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui estão algumas sugestões que você pode gostar.
Arroz
O arroz é um acompanhamento clássico, que pode ser branco, integral, com ervas, com castanhas, etc. O arroz complementa os legumes assados no forno, fornecendo carboidratos e energia, e criando um contraste de texturas. Veja receitas de diferentes tipos de arroz clicando aqui!
Salada
Uma salada fresca e leve é uma ótima opção para acompanhar os legumes assados no forno, especialmente nos dias mais quentes. Você pode usar folhas verdes, tomate, pepino, cenoura, milho, queijo, nozes, etc., e temperar com vinagre, limão, azeite, sal e pimenta.
Carne
Se você quiser adicionar uma fonte de proteína animal ao seu prato, pode escolher uma carne de sua preferência, como frango, peixe, carne bovina, suína, etc. Você pode grelhar, assar, fritar ou cozinhar a carne, e temperá-la com sal, pimenta, alho, ervas, molho de soja, mostarda, etc. Veja algumas opções aqui!
Molho
Um molho pode dar um toque especial aos legumes assados no forno, realçando o seu sabor e umedecendo o prato. Você pode optar por um molho de tomate, de queijo, de iogurte, de maionese, de pesto, de tahine, etc., e servir por cima ou à parte dos legumes.
Pão
Um pão fresco e crocante é uma delícia para acompanhar os legumes assados no forno, podendo ser usado para fazer sanduíches, torradas, bruschettas, etc. Você pode escolher um pão de sua preferência, como francês, integral, de forma, de milho, etc., e recheá-lo ou cobri-lo com queijo, manteiga, patê, etc.
Leia também: Alcatra na Air Fryer: Como Fazer Bife de Alcatra na Airfryer (Receita Deliciosa)
Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de legumes assados no forno, que é uma opção saudável, saborosa e fácil de preparar para qualquer refeição.
Você também conheceu um pouco da história dessa receita, que surgiu em diferentes lugares e épocas, aproveitando os legumes disponíveis em cada região e estação. Além disso, você descobriu algumas sugestões de acompanhamentos para a receita, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião.
Leia também:
- Almôndegas na AirFryer: Como Fazer Almondega com Molho na Airfryer
- Receita de Sucesso: Como Fazer Carne de Porco Desfiada na AirFryer
Lembre-se que cozinhar e reunir a família é uma forma de expressar amor, carinho e gratidão, além de criar momentos especiais e memoráveis. Por isso, esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer a receita de legumes assados no forno em sua casa.
Depois, volte para nos contar como ficou, e se você gostou do resultado. Nós adoraríamos saber a sua opinião e as suas sugestões. Obrigada por ler este artigo, e até a próxima!