A salada de maionese para o natal é um dos pratos típicos dessa festa. Uma receita simples, fácil e rápida de fazer, mas também muito saborosa e nutritiva.
Além disso, ela combina com diversos tipos de carnes, massas e outros acompanhamentos.
Neste artigo, você vai aprender como fazer uma salada de maionese para o natal que vai surpreender e agradar a todos os seus convidados.
Você também vai conhecer uma pequena e interessante história sobre essa receita, que tem origem na França, mas que se popularizou no Brasil e no mundo.
E ainda vai descobrir cinco acompanhamentos que harmonizam perfeitamente com a salada de maionese e que vão deixar a sua ceia ainda mais completa e variada. Confira!
Leia também: A Mais Deliciosa Salada Grega! Receita Fácil, Saborosa e Nutritiva (Em 4 Passos!)
Receita: Como Fazer Salada de Maionese para o Natal
Ingredientes
- 4 batatas médias
- 2 cenouras médias
- 1 lata de ervilha
- 1 lata de milho
- 1 cebola pequena picada
- 1 xícara de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara de maionese
- 1/4 de xícara de creme de leite
Modo de Preparo
- Descasque e corte as batatas e as cenouras em cubos pequenos. Cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias, mas não desmancharem. Escorra e deixe esfriar.
- Em uma tigela grande, misture as batatas, as cenouras, a ervilha, o milho, a cebola e o cheiro-verde.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione a maionese e o creme de leite e misture bem, até envolver todos os ingredientes.
- Leve à geladeira por pelo menos duas horas, para ficar mais firme e saborosa.
- Sirva em uma travessa decorada com folhas de alface ou de rúcula.
Essa receita de salada de maionese para o natal rende cerca de 8 porções e pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira até a hora de servir.
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente? Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias. Para entrar no grupo é só clicar aqui!
Uma História de Amor e Invenção
A salada de maionese para o natal é uma receita que tem como ingrediente principal a maionese, um molho cremoso feito à base de óleo e ovos. Mas você sabe quem inventou a maionese e como ela surgiu?
A história mais aceita é que a maionese foi criada por um cozinheiro francês chamado Antonin Carême, no século XVIII. Ele era o chef de cozinha do duque de Richelieu, um nobre e político francês que participou da Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra.
Em uma das batalhas, o duque de Richelieu conquistou a ilha de Minorca, que pertencia aos ingleses.
Lá, ele encontrou uma bela mulher chamada Mahon, por quem se apaixonou. Para impressioná-la, ele pediu ao seu cozinheiro que preparasse um banquete especial, com os ingredientes que havia na ilha.
Carême, então, teve a ideia de fazer um molho com óleo, ovos, vinagre e sal, que batizou de “mahonnaise”, em homenagem à sua amada.
O molho fez tanto sucesso que logo se espalhou pela Europa e pelo mundo, com diversas variações de nomes e de ingredientes.
No Brasil, a maionese chegou no século XIX, trazida pelos imigrantes europeus. Ela passou a ser usada para temperar saladas de batata, cenoura, ervilha, milho e outros legumes, dando origem à salada de maionese que conhecemos hoje.
Leia também: Como Fazer um Peru de Natal Suculento em 5 Passos Simples
5 Acompanhamentos: Salada de Maionese para o Natal
A salada de maionese para o natal é um prato versátil, que combina com vários tipos de acompanhamentos. Aqui estão cinco sugestões que vão deixar a sua ceia ainda mais gostosa e diversificada:
1. Peru Assado
O peru é a ave mais tradicional do natal, e fica ótimo com a salada de maionese. Você pode assar o peru inteiro ou em pedaços, temperado com alho, sal, pimenta, limão, manteiga e ervas. O tempo de forno varia de acordo com o tamanho e o peso do peru, mas em geral leva de 3 a 4 horas.
Você pode regar o peru com o próprio caldo que se forma na assadeira, para ficar mais úmido e dourado.
2. Arroz à Grega
Outro acompanhamento para a salada de maionese para o natal arroz é o à grega. Um arroz branco enriquecido com legumes, frutas secas e castanhas. É uma opção colorida, nutritiva e saborosa, que contrasta com a cremosidade da salada de maionese.
Para fazer o arroz à grega, você vai precisar de arroz cozido, cenoura ralada, vagem picada, uva-passa, damasco picado, nozes picadas, manteiga, sal e salsinha picada.
Basta refogar os legumes na manteiga, juntar o arroz, as frutas secas, as castanhas, o sal e a salsinha e misturar bem.
3. Farofa de Banana
Esse é um acompanhamento típico da culinária brasileira, que traz um toque de doçura e crocância para a ceia de natal.
A farofinha de banana é feita com farinha de mandioca, banana-da-terra, manteiga, cebola, alho, sal e cheiro-verde.
Você só precisa fritar a banana em rodelas na manteiga, reservar, refogar a cebola e o alho na mesma panela, juntar a farinha de mandioca e o sal e mexer até ficar dourada. Depois, é só misturar a banana e o cheiro-verde e servir.
4. Salpicão de Frango
O salpicão de frango é outra salada que faz sucesso no natal. É feito com frango desfiado, maçã picada, cenoura ralada, salsão picado, maionese, creme de leite, sal, pimenta e batata palha.
Você só precisa misturar todos os ingredientes, exceto a batata palha, em uma tigela grande, levar à geladeira por algumas horas e depois salpicar a batata palha por cima na hora de servir.
5. Rabanada
Rabanada é uma sobremesa deliciosa, que aproveita o pão amanhecido e o transforma em um doce frito e açucarado.
É feita com pão francês, leite, ovos, açúcar, canela e óleo. Você só precisa cortar o pão em fatias, molhar no leite, passar nos ovos batidos, fritar no óleo quente e escorrer em papel toalha. Depois, é só polvilhar açúcar e canela por cima e servir.
Leia também: Salpicão de Frango para Fazer nas Suas Festas de Fim de Ano | Textura Maravilhosa
Conclusão
Hoje você aprendeu como fazer uma salada de maionese para o natal, uma receita simples, fácil e rápida, mas também muito saborosa e nutritiva.
Você também conheceu uma interessante história sobre a origem da maionese, um molho que nasceu na França, mas que se popularizou no Brasil e no mundo.
E ainda descobriu 5 acompanhamentos que combinam com a salada de maionese para o natal e que vão deixar a sua ceia ainda mais completa e variada.
Leia também:
- Como Fazer o Famoso Arroz Com Camarão – Preparo Simples e Muito Gostoso
- Receita de Biscoitos de Gengibre Natalinos Decorados | Massa que Derrete na Boca
- Todo Mundo Fala Que é o Melhor Panetone de Chocolate que já Comeu! (Fácil de Fazer)
Esperamos que você tenha gostado de aprender essa receita de salada de maionese para o natal e que ela faça parte da sua mesa nessa data tão especial.
Essa salada é uma ótima opção para quem quer uma refeição leve, saudável e saborosa, que agrada a todos os paladares.
Aproveite muito, obrigada por sua atenção, até a próxima!