O arroz é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo, mas você sabia que ele também pode ser um prato especial para o Natal?
O arroz natalino colorido é uma forma de incrementar o arroz branco com ingredientes típicos da época, como frutas secas, castanhas, nozes, passas e outros. Além de ser muito saboroso, o arroz de natal também é nutritivo e fácil de fazer.
Por isso, hoje você vai aprender essa receita de arroz de natal simples e gostoso para surpreender sua família e seus convidados na ceia de Natal. Bora lá aprender?
Leia também: Bolotone de Natal – Essa Receita Vai Fazer Sucesso na Sua Mesa Natalina
Receita: Como Fazer Arroz Natalino Colorido em 7 Passos Simples

Ingredientes
Os ingredientes necessários para fazer o arroz natalino colorido dependem da receita que você escolher, mas de forma geral, você vai precisar de:
- 4 xícaras de chá de arroz branco cozido
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta do reino a gosto
E para dar o toque natalino:
- 1/2 xícara de chá de frutas secas picadas (damasco, ameixa, uva passa, cranberry, figo, tâmara, etc.)
- 1/2 xícara de chá de castanhas picadas (castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoa, noz, pistache, etc.)
- Outros ingredientes opcionais a gosto (cenoura ralada, bacon frito, presunto picado, queijo ralado, ervilha, milho, salsa, cebolinha, etc.)
Essas são as medidas básicas para fazer o arroz natalino colorido. Mas vale lembrar que muitas pessoas não gostam de frutas secas ou castanhas no arroz. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois você pode ajustar a receita de acordo com o seu paladar e o número de pessoas que você vai servir.
Você pode variar a quantidade e o tipo de ingredientes de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. O importante é que o arroz fique bem colorido e saboroso.
Modo de Preparo
O modo de preparo do arroz natalino colorido é simples e rápido. Veja o passo a passo:
- Em uma panela, derreta duas colheres de sopa de manteiga e refogue meia cebola picada e dois dentes de alho amassados, até ficarem macios e dourados.
- Adicione as 4 xícaras de chá de arroz branco cozido e misture bem, para que o arroz absorva o sabor da manteiga, da cebola e do alho.
- Acrescente as frutas secas picadas, como damasco, ameixa, uva passa, cranberry, etc. Você pode usar as frutas secas de sua preferência, ou uma mistura pronta que já vem com várias frutas.
- Acrescente as castanhas picadas, como castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoa, noz, pistache, etc. Você também pode usar as castanhas de sua preferência, ou uma mistura pronta que já vem com várias castanhas.
- Tempere o arroz com sal e pimenta do reino a gosto, e mexa bem, para que os ingredientes se incorporem ao arroz.
- Se quiser, você pode adicionar outros ingredientes ao arroz, como cenoura ralada, bacon frito, presunto picado, queijo ralado, ervilha, milho, salsa, cebolinha, etc. Esses ingredientes são opcionais, mas podem deixar o arroz ainda mais gostoso e colorido.
- Transfira o arroz para uma travessa ou para forminhas individuais, e decore com mais frutas secas e castanhas, se desejar. Você pode servir o arroz natalino quente ou frio, como preferir.
Pronto, agora você já sabe como fazer arroz natalino colorido e delicioso, para a sua ceia de Natal.
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente? Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias. Para entrar no grupo é só clicar aqui!
Você sabia que foi assim que surgiu o Arroz Natalino?

Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o arroz natalino, mas há indícios de que ele tenha sido criado na Europa, durante a Idade Média, como uma forma de aproveitar os restos de comida que sobravam das festas.
Naquela época, era comum que as pessoas guardassem as frutas secas e as castanhas para o inverno, pois elas duravam mais tempo e eram fontes de energia. Assim, elas misturavam esses ingredientes com o arroz, que era um alimento barato e versátil, e criavam um prato saboroso e nutritivo.
Com o tempo, o arroz a grega para o natal foi se espalhando pelo mundo e ganhando novas versões, de acordo com os gostos e os ingredientes de cada região.
Leia também: Arroz à Grega Cremoso – Como Fazer um Arroz à Grega Cremoso e Delicioso
5 Acompanhamentos para o Arroz Natalino
O arroz natalino é um prato que combina com diversos tipos de acompanhamentos, desde os mais tradicionais até os mais inovadores. Veja algumas sugestões de acompanhamentos para o arroz natalino colorido:
1. Peru Assado
O peru é a ave mais típica do Natal, e fica delicioso com o arroz natalino. Você pode assar o peru inteiro ou em pedaços, temperado com sal, pimenta, alho, limão, ervas, vinho, etc. Você também pode rechear o peru com farofa, frutas secas, castanhas, etc.
2. Tender
O tender é um tipo de presunto defumado, que tem um sabor adocicado e suave. Você pode assar o tender inteiro ou em fatias, regado com mel, mostarda, cravo, laranja, etc. Você também pode decorar o tender com abacaxi, cereja, figo, etc.
3. Bacalhau
O bacalhau é um peixe muito apreciado no Natal, principalmente pelos descendentes de portugueses. Você pode preparar o bacalhau de várias formas, como cozido, assado, gratinado, desfiado, etc. Você também pode acrescentar batata, cebola, tomate, azeitona, ovo, etc.
4. Salada
A salada é um acompanhamento leve e refrescante, que ajuda a equilibrar o prato. Você pode fazer uma salada simples, com alface, tomate, cenoura, pepino, etc. Ou uma salada mais elaborada, com folhas variadas, frutas, queijo, nozes, etc. Você também pode temperar a salada com azeite, vinagre, limão, sal, pimenta, etc.
5. Sobremesa
A sobremesa é a parte mais doce e esperada do Natal. Você pode escolher uma sobremesa que combine com o arroz natalino colorido, como pudim, torta, bolo, pavê, mousse, etc. Você também pode usar frutas, chocolate, creme, doce de leite, etc.
Leia também: Como Fazer Coxinha de Frango com Catupiry Rápido e Gostoso
Conclusão

O arroz natalino colorido é um prato que não pode faltar na sua ceia de Natal. Ele é fácil de fazer, saboroso, nutritivo e versátil. Você pode usar os ingredientes que você mais gosta, e criar a sua própria receita.
Você também pode servir o arroz com vários acompanhamentos, como peru, tender, bacalhau, salada, sobremesa, etc. Sem dúvida, esse prato vai deixar a sua mesa mais bonita e a sua família mais feliz.
Leia também:
- Como Fazer Suco de Abacaxi com Hortelã Super Refrescante
- Pão Caseiro de Liquidificador – Como Fazer um Pão Caseiro Fofinho e Gostoso
- Purê de Mandioquinha – Como Fazer Purê de Mandioquinha Simples e Gostoso
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que você faça o arroz natalino colorido na sua casa.
Se você gostou, deixe um comentário abaixo, e compartilhe este artigo com seus amigos. Se você tem alguma dúvida, sugestão ou crítica, também deixe um comentário. Obrigada pela sua atenção, e até a próxima. Feliz Natal! 🎄