O natal é uma época de celebração, alegria e união. Uma dessas receitas é a dos biscoitos de gengibre natalinos, que além de saborosos, são divertidos de fazer e decorar.
E nada melhor do que compartilhar momentos especiais com as pessoas que amamos, saboreando deliciosas receitas típicas dessa data.
Agora você vai aprender como fazer essa receita tradicional, que tem origem na Europa e se popularizou no mundo todo. Você também vai conhecer uma pequena história sobre ela, e algumas dicas de acompanhamentos para deixar sua mesa ainda mais bonita e gostosa. Vamos lá?
Leia Também: Como Fazer um Peru de Natal Suculento em 5 Passos Simples
Receita: Como Fazer Biscoitos de Gengibre Natalinos
Ingredientes Biscoitos de Gengibre Natalinos
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1/4 de colher de chá de cravo em pó
- 1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada
- 1/4 de colher de chá de sal
- 3/4 de xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3/4 de xícara de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara de melado
- 1 ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Para a decoração, você vai precisar de:
- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de sopa de leite
- Corantes alimentícios de várias cores
- Confeitos variados
Modo de Preparo
- Em uma tigela, misture a farinha, o bicarbonato, a canela, o gengibre, o cravo, a noz-moscada e o sal. Reserve.
- Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar mascavo até formar um creme fofo. Adicione o melado, o ovo e a baunilha, e bata bem.
- Aos poucos, adicione a mistura de farinha, e mexa até formar uma massa homogênea e macia. Se a massa estiver muito grudenta, adicione mais farinha. Se estiver muito seca, adicione mais melado.
- Divida a massa em duas partes, e embrulhe cada uma em papel filme. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou até ficar firme.
- Preaqueça o forno a 180°C, e unte duas assadeiras com manteiga ou papel manteiga.
- Em uma superfície enfarinhada, abra uma parte da massa com um rolo, até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de biscoito de sua preferência, e transfira os biscoitos para as assadeiras, deixando um espaço entre eles.
- Asse os biscoitos por cerca de 10 minutos, ou até ficarem dourados nas bordas. Retire do forno, e deixe esfriar completamente sobre uma grade.
- Repita o processo com a outra parte da massa, e com as sobras da primeira.
- Para fazer a decoração, misture o açúcar de confeiteiro e o leite em uma tigela, até formar um glacê liso e espesso. Se estiver muito grosso, adicione mais leite. Se estiver muito fino, adicione mais açúcar.
- Divida o glacê em vários potinhos, e adicione corantes alimentícios de cores diferentes em cada um. Coloque o glacê em sacos de confeitar com bicos finos, ou use saquinhos plásticos com um furinho na ponta.
- Decore os biscoitos como quiser, usando o glacê e os confeitos. Deixe o glacê secar bem antes de guardar ou servir os biscoitos.
Essa receita rende cerca de 40 biscoitos, dependendo do tamanho dos cortadores. Você pode guardar os biscoitos em um recipiente fechado por até uma semana, ou congelá-los por até um mês.
Quer Receber Nossas Receitas Diariamente? Entre para o nosso grupo e seja uma das primeiras pessoas a ter acesso as nossas receitas todos os dias. Para entrar no grupo é só clicar aqui!
Uma Receita que Começa no Século 16…
Você sabia que os biscoitos de gengibre natalinos têm uma história que remonta ao século 16?
Pois é, eles foram criados na Alemanha, onde eram chamados de Lebkuchen, e eram feitos com mel, especiarias e farinha. Eles eram moldados em formas de animais, pessoas e objetos, e decorados com glacê e confeitos.
A tradição de fazer esses biscoitos se espalhou pela Europa, e chegou à Inglaterra no século 17, onde ganharam o nome de gingerbread, que significa pão de gengibre. Lá, eles eram associados ao natal, e também ao Dia de São Nicolau, o santo padroeiro das crianças.
Uma curiosidade é que a rainha Elizabeth I da Inglaterra costumava presentear seus convidados com biscoitos de gengibre feitos à sua semelhança. Foi ela também que popularizou a forma de boneco de gengibre, que hoje é a mais comum e querida.
Os biscoitos de gengibre natalinos chegaram aos Estados Unidos no século 18, trazidos pelos imigrantes alemães. Eles se tornaram um símbolo da cultura americana, e até inspiraram um conto infantil chamado “O Homem de Gengibre”, que conta a história de um biscoito que ganha vida e foge de seus criadores.
Hoje, os biscoitos de gengibre natalinos são feitos e apreciados em vários países, inclusive no Brasil, onde aqui a receita ganhou um toque tropical com o uso de ingredientes como o melado e o coco.
Leia Também: Receita de Arroz Natalino Colorido para Surpreender sua Família
5 Acompanhamentos Para os Biscoitos de Gengibre Natalinos
Os biscoitos de gengibre natalinos são deliciosos por si só, mas você pode torná-los ainda mais irresistíveis com alguns acompanhamentos. Aqui estão 5 sugestões que combinam muito bem com eles:
1. Chocolate quente
Nada melhor do que uma xícara de chocolate quente para aquecer o corpo e a alma no Natal. Você pode fazer o seu chocolate quente com leite, chocolate em pó, açúcar e canela, ou usar uma receita mais elaborada, com chocolate meio amargo, creme de leite e marshmallows.
O importante é que ele fique bem cremoso e saboroso, e que você mergulhe os biscoitos nele na hora de comer.
2. Sorvete
Se você prefere uma sobremesa mais refrescante, que tal servir os biscoitos de gengibre natalinos com sorvete? Você pode escolher o sabor que mais gostar, mas alguns que combinam muito bem são baunilha, creme, doce de leite e coco.
Você pode fazer uma bola de sorvete e colocar sobre um biscoito, ou fazer um sanduíche de sorvete com dois biscoitos. Fica uma delícia!
3. Frutas secas
As frutas secas são típicas do natal, e também são ótimas para acompanhar os biscoitos de gengibre natalinos. Você pode usar damascos, ameixas, figos, tâmaras, passas, cranberries, entre outras.
Pode picar as frutas e misturá-las com nozes, castanhas e amêndoas, e fazer uma farofa crocante para polvilhar sobre os biscoitos. Ou você pode fazer um molho com as frutas, açúcar e água, e servir junto com os biscoitos.
4. Chantilly
O chantilly é um creme leve e doce, que fica ótimo com os biscoitos de gengibre natalinos. Dá para fazer o seu próprio chantilly com creme de leite fresco e açúcar, ou usar um chantilly pronto.
Você pode colocar o chantilly em um saco de confeitar com um bico estrela, e fazer rosetas sobre os biscoitos. Ou você pode simplesmente colocar uma colherada de chantilly sobre cada biscoito na hora de servir.
5. Geleia
A geleia é outra opção de acompanhamento para os biscoitos de gengibre natalinos, que traz um toque de fruta e acidez. Você pode usar a geleia de sua preferência, como morango, framboesa, laranja, goiaba, entre outras.
Você pode espalhar a geleia sobre os biscoitos, ou fazer um furo no meio de cada biscoito e rechear com a geleia. Também pode aquecer a geleia em uma panela com um pouco de água, e pincelar sobre os biscoitos para dar brilho.
Leia Também: Como Fazer Docinho Pé de Anjo no Pote (Sobremesa Deliciosa e Rápida de Fazer)
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de biscoitos de gengibre natalinos, que são uma tradição de natal em vários países. Você também conheceu uma pequena história sobre essa receita, e algumas dicas de acompanhamentos para deixar sua mesa ainda mais bonita e gostosa.
Leia Também:
- Bolotone de Natal – Essa Receita Vai Fazer Sucesso na Sua Mesa Natalina
- Manjar de Coco – Como Fazer Manjar de Coco com Calda de Ameixa
- Bolo de Chocolate com Morango Simples e Gostoso (Receita Fácil e Completa)
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer essa receita em casa. Os biscoitos de gengibre natalinos são uma ótima forma de celebrar o natal com as pessoas que você ama, e de se divertir na cozinha.
Agora que você já sabe como fazer essa receita, que tal experimentar e depois me contar o que achou? Eu adoraria saber a sua opinião e as suas sugestões.
Deixe um comentário abaixo, e compartilhe este artigo com os seus amigos. Feliz natal! 🎄