Descubra conosco o passo a passo para preparar uma receita descomplicada e deliciosa de arroz carreteiro, capaz de encantar todos os membros da sua família.
Em meio a essa experiência culinária, mergulharemos brevemente na história deste prato tradicional. Além disso, apresentaremos sugestões de acompanhamentos que elevam ainda mais o sabor e a completude desta refeição.
Preparado para embarcar nessa jornada gastronômica? Vamos lá!
Leia Também: Receita de Arroz Doce Cremoso com Leite Condensado (3 Passos Simples)
Receita Como Fazer Arroz Carreteiro
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de arroz branco lavado e escorrido
- 4 xícaras de chá de água fervente
- 500 g de carne seca dessalgada e desfiada
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem.
- Junte a carne seca e os tomates e refogue por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando.
- Acrescente o arroz e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione a água fervente e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada, até o arroz ficar macio e úmido. Se necessário, acrescente mais água quente durante o cozimento.
- Desligue o fogo e salpique o cheiro-verde por cima. Sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.
Essa receita rende cerca de 6 porções e pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento de outras carnes.
O arroz carreteiro tem origem na cultura gaúcha…

O arroz carreteiro é um prato que tem origem na cultura gaúcha, mas que se espalhou por todo o Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
Ele surgiu como uma forma de aproveitar os ingredientes disponíveis pelos tropeiros e carreteiros que viajavam pelo interior do país, transportando gado e mercadorias.
Esses homens levavam consigo carne seca ou charque, que era uma forma de conservar a carne bovina por mais tempo, sem refrigeração. Eles também carregavam arroz, que era um alimento básico e fácil de cozinhar.
Para preparar o arroz carreteiro, eles usavam uma panela de ferro, que era colocada sobre o fogo de chão, feito com lenha ou carvão.
Eles cozinhavam o arroz na água do feijão ou na gordura animal, que davam mais sabor e cor ao prato. Depois, adicionavam a carne seca picada ou desfiada e temperavam com sal e pimenta.
O resultado era um arroz soltinho, úmido e saboroso, que saciava a fome e dava energia para a jornada.
Com o tempo, o arroz carreteiro foi ganhando novos ingredientes e variações, de acordo com o gosto e a disponibilidade de cada região.
Alguns exemplos são: linguiça, bacon, ovos, queijo, milho, ervilha, cenoura, azeitona, pimentão, salsinha, cebolinha, coentro, etc.
O importante é manter a essência do prato, que é a mistura de arroz e carne seca, cozidos na mesma panela.
Leia Também: Receita de Lombo de Porco com Molho de Mostarda (Delicioso e Fácil de Fazer)
5 Acompanhamentos para Arroz Carreteiro
O arroz carreteiro é um prato que já é bastante completo e nutritivo, mas que pode ficar ainda mais gostoso com alguns acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:
1. Salada de folhas verdes
Uma salada simples, mas que traz frescor e leveza ao prato. Você pode usar alface, rúcula, agrião, espinafre, couve, etc. Tempere com sal, azeite, vinagre ou limão e sirva gelada ou em temperatura ambiente.
2. Farofa
A farofa é um acompanhamento clássico da culinária brasileira, que combina muito bem com o arroz carreteiro. Você pode fazer uma farofa simples, com farinha de mandioca, manteiga, cebola e sal, ou incrementar com bacon, linguiça, ovos, banana, cenoura, etc. A farofa deve ser servida quente ou morna, para contrastar com o arroz.
3. Feijão
O feijão é outro acompanhamento que não pode faltar na mesa do brasileiro. Você pode usar o feijão preto, carioca, vermelho, branco, etc. Cozinhe o feijão na panela de pressão, com água, sal, louro e alho. Depois, refogue com bacon, cebola, alho, cheiro-verde e outros temperos de sua preferência. O feijão deve ser servido quente, com o caldo bem grosso.
4. Vinagrete
O vinagrete é um molho simples, mas que dá um toque especial ao arroz carreteiro. Você pode fazer um vinagrete básico, com tomate, cebola, vinagre, azeite, sal e pimenta, ou acrescentar outros ingredientes, como pimentão, pepino, milho, ervilha, etc. O vinagrete deve ser servido frio ou em temperatura ambiente, para dar um sabor ácido e refrescante ao prato.
5. Ovo frito
O ovo frito é um acompanhamento que pode parecer simples, mas que faz toda a diferença no arroz carreteiro. Você pode fritar o ovo em uma frigideira, com óleo, manteiga ou azeite, deixando a gema mole ou dura, de acordo com o seu gosto. Tempere com sal e pimenta e sirva quente, por cima do arroz, para que a gema escorra e se misture com o caldo.
Leia Também: Como Fazer Salada de Batata – Uma Mistura Irresistível de Texturas e Sabores
Conclusão

Hoje você aprendeu como fazer uma receita de arroz carreteiro, também conheceu um pouco da história desse prato e algumas sugestões de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais completo.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer a receita de arroz carreteiro em sua casa. É uma ótima opção para um almoço ou jantar em família, que vai agradar a todos os paladares.
Leia Também:
- Biscoito de Polvilho Simples: Crocância Garantida e Sabor Delicioso em Cada Mordida
- A Melhor Receita de Strogonoff de Carne (Fácil, Rápido e Delicioso!)
- Como Fazer Sopa de Cebola: Uma Experiência Aconchegante para os Dias Frios
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo, contando o que achou da receita e se fez alguma alteração ou acréscimo. Sua opinião é muito importante para nós e para outros leitores que querem aprender mais sobre culinária.
Também aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer e se deliciar com o arroz carreteiro.
E se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em nos contatar. Estamos sempre à disposição para atendê-lo e melhorar o nosso conteúdo.
Obrigado pela sua atenção e até a próxima!