Você já sabe o que vai servir na sua ceia de Natal? Se você está procurando uma receita simples, fácil e deliciosa, que vai agradar a todos os paladares, você não pode deixar de fazer uma farofa de Natal.
A farofa é um prato típico da culinária brasileira, que acompanha perfeitamente qualquer tipo de carne assada, seja peru, chester, tender, lombo, pernil ou frango. Além de dar um toque crocante e saboroso ao prato principal.
Por isso, hoje você vai aprender como fazer uma deliciosa farofa de Natal. Você também vai descobrir como a farofa surgiu no Brasil, a partir da mistura de culturas que formaram o nosso país.
E aí, ficou com água na boca? Então, continue lendo este artigo e prepare-se para fazer a melhor farofa de Natal da sua vida. Você vai ver como é fácil, rápido e prático fazer essa delícia, que vai deixar a sua família e os seus convidados impressionados. Vamos começar?
Leia também: Pão de Natal de Liquidificador de Massa Fofinha e Gostosa (Simples e Econômico)
Receita : Farofa de Natal Simples e Gostosa
Ingredientes
- 500g de farinha de mandioca ou de milho
- 200g de bacon picado
- 200g de linguiça calabresa picada
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho picados
- 4 ovos cozidos picados
- 100g de uvas-passas
- 100g de castanha-do-pará picada
- 50g de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha e cebolinha picadas a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, frite o bacon e a linguiça em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que fiquem dourados e crocantes. Retire da panela e reserve em um prato forrado com papel-toalha.
- Na mesma panela, aproveitando a gordura que ficou, refogue a cebola e o alho em fogo baixo, até que fiquem macios e transparentes. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione a farinha de mandioca ou de milho e misture bem, para que ela fique bem envolvida na gordura e nos temperos. Deixe torrar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que fique dourada e soltinha.
- Acrescente o bacon, a linguiça, os ovos, as uvas-passas e a castanha-do-pará e misture bem, para incorporar todos os ingredientes. Desligue o fogo e finalize com a salsinha e a cebolinha picadas.
- Transfira a farofa para uma travessa e sirva quente ou fria, como preferir.
Essa receita rende cerca de 10 porções e leva aproximadamente 40 minutos para ficar pronta.
Você sabia que a farofa surgiu no Brasil, a partir da mistura de culturas que formaram o nosso País…?
A farofa é um prato que tem origem na mistura de culturas que formaram o Brasil. A farinha de mandioca, que é a base da farofa, foi introduzida pelos indígenas, que a chamavam de “pirão”. Eles usavam a farinha para engrossar caldos, sopas e molhos, ou para comer com peixes e frutos do mar.
Os africanos, que vieram como escravos para o Brasil, também adotaram a farinha de mandioca como um alimento básico, pois era barata e fácil de conservar. Eles começaram a torrar a farinha na gordura de porco, de frango ou de peixe, e a acrescentar ingredientes como cebola, alho, ovos, banana, coco e amendoim, dando origem à farofa como conhecemos hoje.
Os portugueses, que colonizaram o Brasil, também contribuíram para a diversificação da farofa, trazendo ingredientes como linguiça, bacon, presunto, queijo, azeitona, frutas secas e castanhas, que eram usados para rechear ou acompanhar as carnes assadas nas festas de fim de ano.
Assim, a farofa se tornou um prato típico da culinária brasileira, que pode ser encontrado em todas as regiões do país, com variações de acordo com os costumes e os ingredientes locais. A farofa é um símbolo da nossa identidade nacional, que reflete a nossa diversidade cultural e gastronômica.
Leia também: Receita Cuscuz Paulista de Camarão | Fácil de Fazer e Delicioso!
4 Acompanhamentos para a Farofa de Natal
A farofa de Natal combina com praticamente qualquer tipo de carne assada, seja peru, chester, tender, lombo, pernil ou frango. Mas se você quiser incrementar ainda mais a sua ceia, confira estas quatro sugestões de acompanhamentos para a sua farofa de Natal:
1. Salada de Maionese
Uma saladinha cremosa e colorida, feita com batata, cenoura, ervilha, milho, maçã, maionese, creme de leite, mostarda, sal e pimenta-do-reino sempre é uma boa pedida. Você pode adicionar outros ingredientes, como frango desfiado, presunto picado, azeitona, ovo cozido, queijo, etc. Veja a receita aqui!
2. Arroz à Grega
Um arroz soltinho e saboroso, feito com cebola, alho, caldo de legumes, sal, pimenta-do-reino, uvas-passas, cenoura ralada, pimentão vermelho picado, ervilha, milho, azeitona, queijo ralado e salsinha picada. Veja a receita completa aqui!
3. Rabanada
Uma sobremesa tradicional e irresistível, feita com pão amanhecido, leite, ovos, açúcar, canela e óleo. Você pode servir as rabanadas polvilhadas com açúcar e canela, ou regadas com leite condensado, mel, doce de leite, chocolate, etc. Pegue a receita aqui!
4. Vinho Quente
Uma bebida quente e aromática, feita com vinho tinto, água, açúcar, cravo, canela, gengibre, casca de laranja, casca de limão e maçã picada. Você pode substituir o vinho por suco de uva, se preferir uma versão sem álcool.
Leia também: Biscoito de Natal Amanteigado – Receita Fácil e Deliciosa para Surpreender nas Festas
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de farofa de Natal simples, fácil e deliciosa, que vai deixar a sua ceia de Natal muito mais saborosa e completa. Você também conheceu um pouco da história e da origem dessa iguaria, que tem raízes indígenas, africanas e portuguesas.
Agora é só colocar a mão na massa e preparar a sua farofa de Natal, seguindo o passo a passo que ensinamos aqui. Depois, é só saborear essa delícia com a sua família e os seus amigos, e celebrar essa data tão especial.
Leia também:
- Receita de Biscoitos de Chocolate e Menta Que Derrete na Boca
- Receita Bolo Nuvem do Japão: O Bolo Mais Macio do Mundo
- Receita de Lombo de Porco com Molho de Mostarda (Delicioso e Fácil de Fazer)
- Torta de Nozes: Surpreenda Todos com Essa Sobremesa Absurdamente Deliciosa
Gostou deste artigo? Então, deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou da nossa receita de farofa de Natal, e se você tem alguma dica ou truque para deixá-la ainda mais gostosa. Obrigada por ler até aqui, até a próxima!